Tópicos da Notícia
Introdução
O técnico Pep Guardiola, do Manchester City, defendeu veementemente a Copa do Mundo de Clubes e citou nominalmente o Botafogo ao elogiar a paixão sul-americana. Em uma entrevista contundente, ele rechaçou qualquer surpresa com as vitórias sobre times da Europa, afirmando: “Bem-vindos ao mundo real, meu amigo! (…) Eles são bons!”.
“Estou Amando o que Estou Vendo”: A Paixão Sul-Americana
Considerado um dos maiores treinadores da história, Guardiola contrariou o discurso de parte da Europa que menospreza o novo torneio da FIFA. Para o espanhol, a competição é um “privilégio”, e ele se mostrou encantado com a forma como as equipes do nosso continente encaram os jogos.
“Estou amando o que estou vendo. Botafogo, Fluminense, todos os time brasileiros e argentinos… Como eles comemoram os gols, como estão juntos. Eu amo todos eles! É uma cultura, os torcedores deles estão em maior número aqui que os europeus. Mas o jeito que eles vivem cada ação de jogo… É sobre isso! Você tem que viver a competição!”
Guardiola também abordou a diferença na valorização do título entre os continentes, mas fez questão de frisar seu comprometimento total com a busca por mais um troféu mundial.
“Tenho certeza que para brasileiros e argentinos, essa competição é o ponto mais alto. Mas para os europeus… eu estive quatro vezes e ganhei as quatro. Foi legal, mas nada aconteceu depois. No Brasil eles ficam uma semana comemorando, fazem um Carnaval. Mas enquanto estou aqui, quero fazer o melhor, chegar nas fases finais. Quero desesperadamente! Essa é a verdade!”
“Bem-vindos ao Mundo Real”: A Lição à Europa
O ponto alto da coletiva foi quando Guardiola rechaçou qualquer sentimento de surpresa com a derrota de um time europeu para um sul-americano. Com uma crítica direta ao eurocentrismo, ele defendeu a qualidade dos adversários.
“Mas eu amo quando jogamos com times sul-americanos nesses torneios, com times de outros continentes. Como eles te desafiam, como competem. (…) Todo jogo é difícil, realmente difícil. As pessoas ficam surpresas que o time europeu perdeu. É, bem-vindo ao mundo real, meu amigo! Parece que você ficou olhando para sua barriga e não viu o que estava acontecendo. Porque eles são bons!”
O Manchester City de Guardiola, que venceu o Wydad na estreia, enfrenta o Al-Ain neste domingo, em Atlanta.
Uma aula de um dos maiores mestres do futebol. As palavras de Guardiola validam o que a torcida do Botafogo sempre soube: a nossa paixão e a nossa história são gigantes. Acompanhe a repercussão mundial da campanha do Glorioso aqui no NETFOGO!
Fonte: NETFOGO | ESPN.com.br