A imprensa internacional repercutiu intensamente a vitória histórica do Botafogo por 1 a 0 sobre o PSG na Copa do Mundo de Clubes. Jornais da França, Espanha, Itália e Argentina destacaram a “determinação” do time brasileiro, a surpresa do resultado e colocaram o Glorioso como um dos “favoritos ao título mundial”.
Na França: A Queda do Rei e a Mão de Textor
Na casa do adversário, a repercussão foi imediata e contundente. O principal jornal esportivo do país, o “L’Équipe”, afirmou que o PSG “caiu de um pedestal” diante de um Botafogo “determinado e obstinado”. A publicação ressaltou a estratégia de Renato Paiva e a atuação “excepcional” de Igor Jesus.
Outros jornais, como o “Le Figaro” e o “Le Monde”, focaram na figura de John Textor, dono do Botafogo e do Lyon, rival do PSG na França, tratando a vitória como um roteiro cinematográfico.
“Confuso e sem ideias, PSG cai para o Botafogo de John Textor.” – Le Figaro
“Resistentes e em boa forma, os jogadores do clube de John Textor impuseram um grande desafio físico aos parisienses. Demonstraram uma determinação inabalável, como se quisessem ser os primeiros a derrubar os novos reis da Europa.” – Le Monde
Na Europa: De “Surpresa” a “Favorito ao Título”
Fora da França, o tom foi de admiração pela performance alvinegra. O italiano “La Gazzetta dello Sport” tratou o resultado como uma grande surpresa, mas exaltou a campanha do time brasileiro.
“Surpresa em Pasadena: Igor Jesus castiga PSG, e Botafogo vai rumo às oitavas de final.” – La Gazzetta dello Sport
'Favorito Ao Título Mundial': Imprensa Internacional Se Rende À Vitória Histórica Do Botafogo Sobre O Psg 5
Na Espanha, o catalão “Mundo Deportivo” foi além, usando o termo “Machada de Botafogo” – que significa uma proeza de coragem – e cravando o time como candidato ao título.
“O novo campeão europeu, Paris Saint-Germain, sucumbiu a um Botafogo imparável (…) que se mostrou ao nível de ser um dos times favoritos a conquistar o Mundial de Clubes.” – Mundo Deportivo
'Favorito Ao Título Mundial': Imprensa Internacional Se Rende À Vitória Histórica Do Botafogo Sobre O Psg 6
Já o tabloide inglês “Daily Mail” usou uma linguagem forte para descrever o impacto da derrota para o time francês.
“PSG sofre derrota humilhante para o Botafogo no Mundial de Clubes.” – Daily Mail
Na América Latina: Alma, Redenção e a “Zebra Histórica”
Nossos vizinhos argentinos do “Olé” classificaram o feito como uma “zebra histórica”, mas ressaltaram a entrega e a alma da equipe, além da celebração icônica do herói do jogo.
“Fogão jogou com alma e vida frente a um adversário sem respostas. Foi o triunfo de um grupo de jogadores que acreditaram que era possível, com um Igor Jesus que marcou e que, com seu grito, foi profeta. Por isso gritou com os braços abertos, emulando o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.” – Olé
'Favorito Ao Título Mundial': Imprensa Internacional Se Rende À Vitória Histórica Do Botafogo Sobre O Psg 7
No México, o “Récord” aproveitou para questionar o equilíbrio de forças entre os continentes e destacar a volta por cima do técnico alvinegro.
“De fracassar no Toluca a vencer o campeão da Europa.” – Récord, sobre Renato Paiva
A vitória do Botafogo não foi apenas um jogo. Foi uma mensagem para o mundo. O Glorioso está de volta ao seu lugar de destaque no futebol mundial. Para não perder nada desta campanha, a sua casa é o NETFOGO!
A Redação Netfogo é a equipe responsável por trazer as notícias mais quentes e atualizadas sobre o Botafogo, 24 horas por dia. Com foco total no Fogão, nossos jornalistas estão sempre de olho em tudo que acontece dentro e fora de campo, para manter o torcedor alvinegro informado sobre os bastidores, jogos, contratações e muito mais!