Conteúdos
Introdução
A vitória do Botafogo por 1 a 0 sobre o PSG foi uma aula de organização defensiva, e os números comprovam a dimensão do feito. Segundo dados da plataforma Sofascore, o time francês teve contra o Glorioso seu menor número de finalizações no gol em 12 meses, registrando o pior desempenho ofensivo no período.
A Análise do Sofascore: Um Ataque Nocauteado
A grandeza da atuação coletiva do time de Renato Paiva pode ser traduzida em estatísticas impressionantes. De acordo com o levantamento do Sofascore, o poderoso ataque do Paris Saint-Germain foi completamente neutralizado pela defesa alvinegra.
Em toda a partida, o PSG finalizou 16 vezes, mas apenas duas delas foram em direção ao gol. Ambas foram defendidas com segurança pelo goleiro John. Este foi o menor número de chutes a gol da equipe francesa em uma única partida nos últimos 12 meses.
Para agravar, a análise aponta que esta foi apenas a segunda vez no mesmo período que o time parisiense terminou um jogo sem conseguir criar nenhuma “grande chance” de gol. Um verdadeiro nocaute tático e defensivo.
O Feito em Contexto: Um Ataque que Raramente Passa em Branco
Para colocar o feito em perspectiva, o jornalista André Henning, da TNT Sports, trouxe outro dado relevante. Em toda a vitoriosa temporada 2024/25, o PSG só havia passado em branco, sem marcar gols, em apenas quatro jogos.
As ocasiões foram nas duras derrotas para Arsenal, Bayern de Munique e Liverpool na Liga dos Campeões, e em um empate sem gols com o Auxerre pela Ligue 1. O Botafogo, portanto, se junta a uma seleta lista de equipes que conseguiram anular um dos ataques mais letais do planeta.
O Destaque do Sofascore
Mais do que um resultado, uma performance para a história. A vitória do Botafogo foi construída com tática, entrega e uma defesa que parou o mundo. Veja mais análises e dados sobre a campanha do Glorioso no NETFOGO!
Fonte: NETFOGO | Sofascore | TNT Sports