Conteúdos
Introdução
O Botafogo enfrentará o Capital-DF nesta quinta-feira com formação alternativa, aproveitando a vantagem de 4 a 0 construída no jogo de ida pela terceira fase da Copa do Brasil. A estratégia visa preservar titulares para compromissos futuros.
Estratégia de rodízio para o confronto decisivo
Com a classificação praticamente garantida para as oitavas de final da Copa do Brasil, o Glorioso optou por poupar diversos jogadores titulares para o duelo contra o Capital-DF. O confronto acontece nesta quinta-feira, às 21h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
A vantagem confortável de quatro gols construída no jogo de ida no Nilton Santos permite que o técnico Renato Paiva faça uma “rotação responsável” no elenco, preservando peças importantes para o confronto decisivo contra a Universidad de Chile, pela Libertadores, na próxima terça-feira (27).
Desfalques confirmados e cuidados médicos
Entre os jogadores poupados está o zagueiro David Ricardo, que apresentou dores na coxa esquerda durante o clássico contra o Flamengo no último domingo e sequer viajou com a delegação alvinegra para Brasília.
Segundo informações do jornalista Fábio Juppa, do programa “Tá On” do SporTV, outros titulares como Vitinho, Alex Telles, Gregore, Marlon Freitas e Igor Jesus também não seguiram com o grupo para a capital federal, visando controle de carga física.
Quem deve entrar em campo pelo Glorioso
O torcedor alvinegro verá uma formação bastante modificada, mas ainda competitiva. O goleiro Léo Linck ganhará oportunidade entre os titulares, assim como o meia Santiago Rodríguez e o atacante Nathan Fernandes.
Imagens divulgadas pelo clube nas redes sociais confirmam que alguns titulares fizeram a viagem, como o zagueiro Jair e os laterais Alex Telles e Vitinho, que podem ser utilizados dependendo da necessidade durante a partida.
Provável escalação do Botafogo
De acordo com informações do GE, o time que deve iniciar o confronto contra o Capital-DF tem:
Léo Linck; Mateo Ponte, Danilo Barbosa, Jair e Alex Telles (Marçal); Allan e Patrick de Paula (Newton); Nathan Fernandes, Santiago Rodríguez, Rwan Cruz (Elias Manoel) e Jeffinho.
Momento do Botafogo na temporada
O Glorioso vive boa fase em 2025 e não perde há quatro jogos. No Campeonato Brasileiro, o time ocupa a décima colocação com 12 pontos conquistados.
Na Libertadores, a equipe carioca está na terceira posição do Grupo A com nove pontos e precisa vencer a Universidad de Chile na próxima terça-feira para garantir vaga no mata-mata da competição continental, o que justifica a cautela na gestão do elenco para o duelo desta quinta.
Capital-DF busca despedida honrosa
Do outro lado, o Capital-DF sabe que as chances de classificação são mínimas, precisando de uma improvável goleada por cinco gols de diferença para avançar. A meta da equipe brasiliense é se despedir da Copa do Brasil com uma boa apresentação diante de sua torcida.
O time comandado por Felipe Surian vem de vitória sobre o Luverdense na Série D do Campeonato Brasileiro, resultado que deu sobrevida à equipe na competição nacional.
Vale lembrar que o Botafogo pode perder por até três gols de diferença que, mesmo assim, garantirá sua classificação para as oitavas de final da competição.
Fonte: NETFOGO e GE