Conteúdos
Introdução
A fase de grupos da Copa Libertadores 2025 chegou ao fim nesta quinta-feira (29/5), com a definição completa dos 16 classificados para as oitavas de final. O Vélez Sarsfield e o Racing, ambos da Argentina, confirmaram suas lideranças nos respectivos grupos e figuram entre os possíveis adversários do Botafogo na próxima fase da competição.
Últimas definições da fase de grupos
O Fortaleza garantiu a última vaga disponível ao se classificar como segundo colocado do Grupo E, mesmo após derrota para o Racing em território argentino. O Atlético Bucaramanga, que necessitava da vitória para avançar, foi superado pelo já eliminado Colo-Colo e disputará a Copa Sul-Americana.
Posição privilegiada do Botafogo
O atual campeão da Libertadores conquistou a sexta melhor campanha geral da fase de grupos, ficando atrás apenas de Palmeiras, São Paulo, Racing, River Plate e Estudiantes. Como segundo colocado do Grupo A, o Glorioso terá a vantagem de iniciar as oitavas de final jogando em casa, mas decidirá a classificação como visitante.
Vantagem estratégica nas fases seguintes
Por ter obtido a melhor campanha entre todos os segundos colocados, o Botafogo conquistou um benefício importante para as fases posteriores. Caso avance e enfrente outro segundo colocado nas quartas de final ou semifinais, a equipe carioca terá o direito de decidir a classificação em casa. Entretanto, se o adversário for um primeiro colocado, o Fogão jogará a partida decisiva fora de seus domínios.
Composição dos potes para o sorteio
Os confrontos das oitavas de final serão definidos através de sorteio que acontecerá na próxima segunda-feira (2/6), às 12h, na sede da Conmebol no Paraguai.
Pote 1 (primeiros colocados)
Palmeiras, São Paulo, Racing, River Plate, Estudiantes, Vélez Sarsfield, Internacional e LDU
Pote 2 (segundos colocados)
BOTAFOGO, Peñarol, Flamengo, Atlético Nacional, Libertad, Fortaleza, Universitario e Cerro Porteño
Possibilidades de confronto
O Botafogo poderá enfrentar qualquer equipe do Pote 1, incluindo o Estudiantes, adversário que integrou o mesmo grupo durante a fase inicial. A ausência de restrições geográficas no sorteio amplia as possibilidades de reencontros entre equipes que já se enfrentaram na competição.
Cronograma da competição
Sorteio das oitavas: 2/6, às 12h
Oitavas de final: 12, 13 ou 14/8 (ida) e 19, 20 ou 21/8 (volta)
Quartas de final: 16, 17 ou 18/9 (ida) e 23, 24 ou 25/9 (volta)
Semifinais: 21, 22 ou 23/10 (ida) e 28, 29 ou 30/10 (volta)
Final: 29/11, em Lima
Representação brasileira
O Brasil mantém forte representação na fase eliminatória com seis equipes classificadas: Palmeiras, São Paulo, Internacional, Botafogo, Flamengo e Fortaleza. O único representante brasileiro eliminado na fase de grupos foi o Bahia.

Fonte: NETFOGO