Introdução
Mesmo com o cancelamento da transferência, o volante Wendel estaria impossibilitado de defender o Botafogo no Super Mundial de Clubes de 2025 devido a uma lesão séria. O meio-campista, que estava acertado com o clube carioca, sofreu um problema muscular grave na coxa direita que o deixaria fora de combate durante o mês de junho.
Detalhes da Lesão
A contusão aconteceu ainda quando Wendel atuava pelo Zenit, na reta final da temporada russa. Ao retornar ao Brasil, exames médicos revelaram que a situação era mais preocupante do que inicialmente avaliado. O volante de 27 anos havia feito acordo com o clube russo para permanecer no país e realizar o tratamento até sua apresentação oficial ao Botafogo.
O departamento médico alvinegro chegou a acompanhar a recuperação do atleta através de relatórios e exames enviados regularmente. Contudo, por ainda manter vínculo com o Zenit, Wendel não podia utilizar as instalações do Espaço Lonier, centro de treinamento do Glorioso.
Cancelamento da Transferência
Apesar da gravidade da lesão, este não foi o motivo para o cancelamento da negociação. Em comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira (21), o Botafogo informou que desistiu da contratação por “questões geopolíticas”.
O clube explicou que proprietários do Zenit foram incluídos em listas de sanções internacionais, o que impede, por leis dos Estados Unidos, qualquer transação com a equipe russa. A situação se torna especialmente delicada considerando que John Textor, acionista majoritário da SAF do Botafogo, é cidadão norte-americano.
O acordo inicial previa o pagamento de 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 123 milhões) pelo volante, que seria um reforço importante para a disputa do Mundial de Clubes. O contrato de Wendel com o Alvinegro começaria a vigorar a partir de 2 de junho, data da abertura da janela especial para a competição internacional.
Em sua nota oficial, o Botafogo agradeceu ao Zenit pelo “profissionalismo e pela postura respeitosa durante todo o processo de negociação” e a Wendel pela “postura exemplar e vontade de vestir a gloriosa camisa”.
Fonte: Redação NETFOGO e blog do Diogo Dantas (O Globo)